quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Quando Jesus voltar, você fica ou não fica?



 A adolescência traz mil assuntos em nossas cabeças. Essa fase é caracterizada pelas mudanças que exigem conhecimento vasto sobre a fase pra que se possa entender e dominar a linguagem na hora de fazer estudos bíblicos, e ninguém melhor que eu, uma adolescente pra tratar desse assunto não é gente?! Pretendo tratar de vários assuntos, mas hoje começaremos com uma questão que me preocupa (e muito): O tal “ficar”. Você fica ou não fica? É proibido ficar? Está escrito na bíblia algo sobre o assunto?
Quando vou falar sobre ficar com a galera da igreja, sempre tem um espertinho que fala que não encontra na bíblia nada voltado ao ficar e tal. Talvez não exista nada tão específico, mas que existe, existe. A bíblia não fala claramente não usarás crack, não é? Mas sabemos que é uma substância que faz mal, e como nosso corpo é o templo do Espírito Santo, não podemos fazer uso de substâncias que o agrida. E beber aquela “cervejinha com os amigos” no bar? Para o diabo não é pecado, afinal de contas, não está escrito na bíblia a tal “cervejinha”. Mas o ambiente escarnecedor está escrito. Então o diabo diz: Então beba cerveja em casa! E assim em nossas igrejas vão aparecendo pessoas que freqüentam há anos, mas não largam a bebida, o cigarro e nem os jogos e ficam com a vida desgraçada e depois cobram de Deus e pastores a falta de mudança na vida. É assim também o ficar, se você não acredita vou te mostrar agorinha mesmo!
O “ficar” é bastante comum entre a juventude atual.Segundo o Dicionário Houaiss é “manter com alguém convívio de algumas horas sem compromisso de estabilidade ou fidelidade amorosa”. Pra mim, ficar é uma brincadeira, isso porque quem fica, brinca de estar com alguém. Brincadeira que por sua vez é muito perigosa, como brincar com fogo, é uma maneira de manipular alguém através de conversas, atitudes e olhares que seduzem fisicamente e emocionalmente. Ficar por ficar foge completamente dos princípios do namoro cristão, fora o fato de sempre ter aquele envolvimento emocional e tal, que no fim acaba machucando alguém.
Apesar de não citar claramente o ficar, podemos encontrar na bíblia palavras que relacionam o ficar como sendo errado. Por isso vou citar alguns dos motivos que me fazem vê-lo como pecado:

1-         Incentiva as paixões da carne: “Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.” 2Tm 2:22
2-       Todo relacionamento do cristão deve ser firmado em amor que é diferente de paixão, quando ficamos, geralmente não conhecemos muito bem a outra pessoa, mas nós estamos tão entorpecidos que não observamos nem mesmo seus erros. Sei que muitos ficam também porque já acostumaram com essa maneira de relacionamento que para elas já virou algo banal, normal, mas essa atitude é fruto de nossa sociedade pós-moderna, que influencia o jovem a cada vez mais satisfazer seus desejos carnais, não importando as conseqüências, ficar é uma janela para o sexo antes do casamento.
3-       O cristão deve ter caráter absolutamente cristão, e não se deixar levar pelo mundanismo que infelizmente envolvem muitos jovens que até frequentam nossas igrejas.
4-       Todos sabem que o cristão deve ser imitador de Cristo, mas quando você fica, você pensa em como Jesus faria aquilo? Definitivamente não, isso porque o amor que Jesus sente pela noiva é o sublime amor, aquele descrito na bíblia. A bíblia não fala em relacionamento sem compromisso ou estar “gostandinho de alguém”, e sim de amar, como Jesus ama a noiva, sem egoísmo (1 Co13:5).
5-       A bíblia diz que cada homem com sua mulher e cada mulher com seu marido, e não cada mulher fica com alguns homens e cada homem com algumas mulheres. “Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.” 1 Co 7:2

Pra você que gosta de ficar: Quando Jesus voltar você vai ficar!

Princípios para um Namoro Cristão

O namoro cristão é uma preparação. Um período extremamente importante na vida de dois jovens cristãos e de muitas responsabilidades. Representa um período de transição entre dois jovens ou adultos, um homem e uma mulher, crentes no Senhor Jesus Cristo, sendo que ambos devem ter um bom nível de maturidade. Ambos mantêm um bom ritmo de comunicação, sendo através deste relacionamento orientados e preparados por Deus para um futuro casamento. Namoro cristão deve sempre visar o casamento. Um namoro que não tem como alvo um futuro casamento, sequer deve ser iniciado.
Embora o desejo seja que ambos se tornem íntimos em seu relacionamento, isso não quer dizer liberdade no aspecto físico e muito menos liberdade sexual entre o casal de namorados. A relação sexual está destinada a ser desfrutada apenas entre pessoas devidamente casadas(Hebreus 13.4; Gênesis 2.24; Cantares de Salomão 4.12; 1Tessalonicenses 4.3-5; Colossenses 3.5-6; 1Coríntios 6.15-20; 1Timóteo 5.22; 2Timóteo 2.22).
Este é um período de conhecimento mútuo, conhecimento da alma, do coração, nunca do físico um do outro. O aspecto físico está destinado para depois do casamento. Portanto, exige disciplina própria, vigilância constante. É um tempo onde se obtém oportunidade de duas personalidades diferentes se harmonizarem, conhecerem um ao outro. Comunhão espiritual é fator primordial. Lembre-se que quanto mais próximo cada um estiver de Deus, mais próximo estarão um do outro. Este período também serve para confirmar a perfeita vontade de Deus para a vida de ambos.

  • O padrão de Deus para um namoro bem sucedido é este:

1) Espiritual – forte. Deus em primeiro lugar, nunca seu namorado (a).
2) Vontade, emoções e mente dentro do plano de Deus.
3) Corpo (físico) – sob controle.

  • Quando um namoro está fora do padrão de Deus, o que acontece é justamente o contrário:

1) Espiritual – fraco. A sensibilidade espiritual está cauterizada.
2) Emoções, vontade e mente – descontrolada.
3) Físico – sensual.               

Portanto, fora do padrão de Deus ocorre que o lado espiritual fica cauterizado; a mente, a vontade e as emoções raciocinam de forma sensual e o físico fica corrupto.

Uma pergunta séria a se pensar: A vontade de Deus é mais importante que o seu namoro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário