quinta-feira, 13 de setembro de 2012

SESSÃO APRENDENDO: CAMINHO DE PAZ. LUCAS 10.25-37 Parte VI

Para acompanhar a parte V acesse:
http://360grausparacristo.blogspot.com.br/2012/09/sessao-aprendendo-caminho-de-paz-lucas.html
 
QUINTO NÍVEL:REPARTIR

É imprecionante como aquele samaritano foi capaz de doar para transformar o Caminho Sangrento em Caminho de Paz.
Ele começou abrindo mão de sua propria segurança ao parar naquela estrada perigosa. Depois ele deu do vinho, do azeite e dos tecidos que tinha e ainda deu seus conhecimentos curativos. Deu sua montaria, seus contatos, deu seu tempo e seu dinheiro. Finalmente tambem deu um lugar para o outro nos seus planos futuros.
Enquanto crianças queremos tudo. Tudo o que vemos, tudo o que colocamos a mão queremos que seja nosso. Ser capaz de repartir o que temos e´ uma prova de maturidade.
Não se faz possivel tranformar o nosso caminho, superar a violencia e fazer amigos se não somo capazes de repartir o que temos com as pessoas que precisam. A ganâcia e o egoísmo são a maior causa da violência. Dividir é multiplicar no Caminho de Paz.
"...JESUS saiu dali num barco e foi sozinho para um lugar deserto. Mas as multidões souberam onde onde ele estava, vieram dos seus povoados e o seguiram por terra. Quando JESUS saiu do barco e viu aquela multidão, ficou com muita pena deles e curou os doentes que estavam ali.
De tardinha, os discipulos chegaram prto de JESUS e disseram:
-Já é tarde, e este lugar é deserto. Mande essa gente e,bora, afim de que vão aos povoados e comprem alguma coisa para comer.
Mas JESUS respondeu:
Eles não precisam ir embora. Dêem vocês mesmos comida a eles.
Eles disseram:
-Só temos aqui cinco pães e dois peixinhos.
-Pois tragam para mim. Disse JESUS.
Então mandou o povo sentar-se na grama. Depois pegou os cinco pães e os dois peixinhos, olhou para os céus e deu graças a DEUS. Partiu os pães, entregou-os aos discipulos, e eles distribuiram ao povo.
Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discipulos ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram.
Os que comeram foram mais ou menos cinco mil homens, sem contar as mulheres e as crianças.
Logo depois, JESUS ordenou aos discipulos que subissem no barco e fossem na frente para o lado oeste do lago, enquanto ele mandava o povo embora."
Mateus 14.13-21
Para os amigos de JESUS pessoas precisando de comida em meio a um deserto era um problema do qual eles queriam simplismente se livrar:
"Mande essa gente embora".
Mas JESUS sentia, intervinha, incluia e agia.
"Temos somente cinco pães e dois peixinhos" - Os discipulos disseram. Quando não queremos repartir, nada parece ser suficiente. Mesmo os ricos vão dizer que tem pouco.
 
O interessante neste milagre é que o alimento não se multiplicou quando JESUS tocou nele, nem quando orou a DEUS, nem mesmo quando o devolveu.
Foi quando os amigos de JESUS resolveram dividir o pouco que tinham que o milagre aconteceu.
A vontade de repartir o que temos com quem precisa é um grande poder. Isso faz as soluções aparecerem; o pouco se torna suficiente e até sobra.
 
O que os amigos de JESUS tinham era pouco mesmo. Menos da metade de um pão e quase nada de peixe para cada um dos dozes. Quando eles dividiram, todos ficaram satisfeitos e ainda sobrou.
O egoísmo nos prende ao Caminho Sangreto.
O Caminho de Paz é dividir.

HORA DO DESAFIO:
O PROBLEMA:

Ricos e pobres, gordos e margos, "nerd´s" e esportistas
-Ter ou não ter alguma coisa é o principal diferencial entre pessoas e grupos e a base da violência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário