sábado, 22 de outubro de 2016

Um presente imerecido



Um professor sentiu a falta de um menino humilde que vinha frequentando a Escola Bíblica. Agora, estava faltando há três sábados consecutivos. Com grande esforço, descobriu o endereço do menino no alto de um morro. Era um lugar de difícil acesso. Foi perguntando, perguntando, mas, quando descobriu a casa, recebeu uma pedrada no rosto.

Machucado, sangrando, desceu o morro, fez curativo e comprou de presente para o garotinho uma roupa, um brinquedo e voltou lá em cima. Deixou o presente, reforçou o convite para ir à Escola Bíblica e partiu.

No dia seguinte, alguém bate à porta. O professor veio atender e ali estava um homem com um garotinho, o seu aluno, com o presente na mão.

Professor, viemos devolver o presente que o senhor deixou. O menino não merece. Sabe quem foi que atirou a pedra no senhor? Foi ele. Ele não merece o presente.

A essa altura dos acontecimentos o garotinho já estava chorando.

O professor perguntou-lhe: – Mas você não gostou do presente?

Gostei sim, mas não mereço.

Você não precisa do presente?

Preciso sim, mas não mereço.

Mas eu dei esse presente a você, não porque você o mereça, mas porque você precisa dele.

“Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação” (Rm 5.10,11).

terça-feira, 4 de outubro de 2016

NÃO!!! Não Preciso ir a IGREJA!!!!

Não preciso ir à Igreja.

Eis a frase do século. Para viver uma vida com Deus, eu preciso ir à Igreja. Igreja é um mal desnecessário OU avançamos, nossa cultura permitiu uma evolução da vida espiritual, onde não dependemos mais de Igrejas, Irmãos ou ainda  Pastores...
Confesso que muitas vezes fico zangado com as igrejas e principalmente  com a  igreja que frequento. Mas sabe, aprendi umas coisas que hoje me tornaram convicto de que igreja é um bem necessário e faz parte do plano de Deus para aqueles que querem ser melhores na caminhada espiritual.
Então, reuni alguns motivos que ouço de diversas pessoas para não ir à igreja ou decepcionar-se com ela e gostaria de explicar o que aprendi, de acordo com a Bíblia.



Jesus não criou a Igreja. Por que eu devo ir então?
É verdade... Jesus não criou a Igreja. E aí? Ele estava mais preocupado com Sua mensagem de paz e amor então, por isso, posso me apropriar só dela. Certo? Errado!
Primeiro, vemos que a partir de uma declaração de Pedro onde Ele reconhece a natureza de Jesus, o próprio Cristo afirma que “...e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16:18). Entendo que a partir do momento onde Jesus encontrou alguém que reconhecia a Sua realidade, Ele confiou não só a Pedro, mas aos discípulos, a missão de construir uma Igreja.
Tá, mas ainda assim Ele não construiu. Não era prioridade pra Ele. Certo? Não. Deus tinha uma missão organizada. A vinda de Jesus tinha um propósito estratégico, que era tornar próximo o Reino de Deus. Os discípulos ficariam com a missão de difundi-lo. O próprio Jesus disse que os discípulos fariam obras MAIORES que as dEle (João 14.12). O que Ele quer dizer com isso????? Jesus marcou a história, e foram seus discípulos que tornaram isso conhecido. O ministério de Jesus, geograficamente, foi bem limitado. As obras maiores dos discípulos se deram em conseguir uma ampliação inacreditável da mensagem de Jesus pelo mundo inteiro. Jesus ama a Igreja e estabeleceu o fundamento para ela.
Ah, e a Bíblia fala que não devemos deixar de se congregar (ou seja, integrar-se em uma Igreja), como é de costume de alguns. Ao contrário, se você acredita em Jesus e diz que O ama, a vida com as pessoas da Igreja é essencial. Para moldar o nosso caráter, desenvolver o caráter cristão e compartilhando a caminhada com esse Jesus que eu digo que amo (Hebreus 10.25)


Me decepcionei com a Igreja. Os pastores e os crentes são todos hipócritas.
EPA! PERAÍ! Assim você me ofende! E não só a mim. A milhões de cristãos que vivem o Evangelho de verdade. O problema é que hoje as pessoas se enganam com duas coisas. Primeiro, se decepcionam com pastores e lideranças abusivas. Fico triste em ouvir esses relatos, e entendo perfeitamente como algumas igrejas realmente traumatizam as pessoas. Mas ei, visite outra Igreja! Mude a rua, mude o bairro, mude o estilo! Só uma coisa: você não vai encontrar a Igreja perfeita. Sabe por que? Pelo mesmo motivo que sua família não é perfeita, sua profissão não é perfeita, seus relacionamentos não são perfeitos, VOCÊ não é perfeito. Algumas igrejas realmente são falhas até demais, porque como diz a Bíblia, muitos pecam porque FALTA CONHECIMENTO DE BÍBLIA! O problema é que quando vc não gosta de um médico, vc vai pra outro. Com a igreja, se uma não prestou, todas são assim. Nada disso! Outras igrejas, apesar de não serem perfeitas ou não terem as pessoas perfeitas, com certeza caminham em busca da palavra de Deus, com o coração cheio de fé e desejo de agradá-lo, mesmo que na caminhada erre nas regras que estabelece ou na forma como trata algumas pessoas. Igreja não é supermercado, onde vc vai, pega o que quer e troca quando quer. Encontre uma igreja com princípios fundamentados na palavra, e se esforce para fazer a diferença nela, no que vc puder.
Outro ponto que ouço muito é “ah, os crentes são todos hipócritas”. Querido (a), olhe para o lado. Tenho certeza que existem pessoas com vc que são cristãos de verdade e você pode estar desprezando o testemunho deles, comparando-os com outros. E o pior é que cristãos não podem errar, ou fugir daquele estereótipo cafona de cristãos, porque aí eles não são crentes de verdade. Bem, se o próprio Jesus disse que eu vou errar até o fim da minha vida e que Ele vai continuar me amando e me perdoando sempre que eu pedir perdão, é realmente uma desculpa esfarrapada o dizer “Ah, fulana da minha sala era crente e fez isso isso e isso”. As vezes nem é uma coisa grave, mas só porque foge do estereótipo ou então é um erro que a classifica como imperfeita, a pessoa é julgada. Existem cristãos hipócritas. Mas também existem aqueles que são imperfeitos e estão se esforçando. Tipo eu.


A Igreja só quer saber de dinheiro. Dinheiro. Dinheiro. Dinheiro.
Cara, infelizmente isso acontece e MUITO. Mas eu bato na tecla de novo. Algumas igrejas são assim. Se você disse “em todas as que eu vou são assim”, talvez eu tenha que te esclarecer uma coisa.
Em algumas igrejas que você for, você vai ouvir falar sobre o dízimo. O dízimo não é aquele dinheiro “para ser curado” ou  “para ter prosperidade” – que a gente sabe pra onde vai. O dízimo é uma quantia bíblica que DEVOLVO para Deus. Deus me dá todo o meu sustento durante o mês, e o dízimo é uma forma simbólica de dizer “Senhor, obrigado pela provisão. Eu devolvo a décima parte para Tua casa, de forma simbólica e imperfeita, para dizer que agradeço Tua fidelidade”. E esse dinheiro vai ser jogado pra Deus? Baby, claro que não! “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa”. (Malaquias 3:10). O dízimo que você entrega vai ser usado para pagar a luz, o arcondicionado, a água, o salário do zelador, o salário do pastor (sim, pastor trabalha e recebe um salário assim como você. Sem o salário do pastor, eu não estaria comendo agora. E meu pai esbanja dinheiro? Quem dera...), o conserto de coisa tal que queima em cima da hora, o dinheiro para missões, enfim... A Igreja não deixa de ser uma empresa. E o dízimo é instituído biblicamente como forma de gratidão, e utilizado para o mantimento da obra.
Claaaaaaaaaaaaro que muitas igrejas usam disso para confundir os membros e fazer com que eles contribuam absurdamente. Mas sabe de uma coisa? O problema está mais nas pessoas que não conhecem a palavra e se enganam. A Bíblia não fala em momento nenhum de abuso de dinheiro. Dízimo é dado de coração. Eu dou o meu dízimo mesmo que eu não saiba pra que vai ser usado na minha igreja. Eu sei que o Senhor é bom, estou grata a Ele e confio nos pastores da minha igreja para administrar o dinheiro da forma como acharem necessário. Sou idiota? Não. Sou obediente e estou em paz.


O estilo de vida dos crentes é muito fechado. Tenho amigos, tenho atividades, e não quero limitar minha vida à Igreja.
Preciso dar uma olhada nesses crentes que você conhece, hehe. O próprio Jesus tinha amigos e era divertido! Jesus era considerado pelos fariseus um maluco, só poder “Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores”. (Lucas 7.34). (Jesus bebia?!!?! Leia a Bíblia, brother, não vou nem te responder). Jesus não precisou se distanciar do estilo de vida da época para atrair os pecadores para o Reino. E nunca também precisou se envolver com as práticas deles. O cristão tem amigos, tem festas, tem vida profissional, tem vida amorosa, tudo! E não fica triste com algumas coisas que tem que abrir mão. Sabe por que? Porque o que se ganha é muito melhor!
Sobre trabalhar na igreja, é tudo uma questão de escolhas. Como diz a Bíblia, há tempo para tudo. Gasto horaaaaaaas na faculdade, horaaaaaaas vendo minhas séries, e porque não tirar umas horinhas na semana para contribuir na minha igreja? Muitos dizem: “Ah, crente faz coisa demais na igreja”. Se a pessoa sabe administrar o seu tempo, não tem problema nenhum. É claro que não vou viver em função da igreja, e nem achar que o que eu faço na igreja é suficiente para minha vida cristã. Mas sim, não tenho problemas em dizer que “Não posso fazer isso hoje, porque tenho ensaio/culto”. Há tempo para tudo!
E sobre estilos de igreja, eles existem e são variados não porque tem um certo e um errado, mas exatamente pra dar oportunidade de abarcar pessoas que pensam diferente e tem um estilo diferente. Tem gente mais conservadora que gosta de igreja mais conservadora. Tem gente mais agitada que gosta de igreja mais agitada. Tem igreja pra todo estilo. Mas existe pra todo gosto tbm. Por isso, estilo de igreja pode mudar, mas os princípios não. Se vc não gostou do estilo de uma, procure outra! Mas não confunda isso com princípios. Eles não vão mudar.


Crente é inconveniente. Grita, se bate no chão, tem uns papos estranhos, quer que eu me converta a todo custo. Odeio isso.
Eu também odeio. Na verdade, eu odeio PESSOAS inconvenientes. Ou seja, ser crente não é sinônimo de inconveniência.
Vamos para a primeira parte. Existem igrejas onde acontecem algumas manifestações que você pode achar estranho. Pessoas levantando as mãos, cantando, se ajoelhando, chorando, falando para si como se fosse num idioma que não se pode entender, contando experiências diferentes, falando de coisas sobrenaturais... Isso vc vai encontrar numa igreja. Os cristãos acreditam que a vida com Deus tem muitas questões sobrenaturais. A adoração, os milagres, a oração, o falar com Deus, o arrependimento, vão estar presentes no discurso e ‘rituais’ dos cristãos. Agora, eu, particularmente, não sou muito fã daqueles momentos onde as pessoas caem no chão, falam em línguas muito alto, rodam, gritam e uma série de outras coisas. Não vejo relatos bíblicos acerca disso, mas do contrário, sim. Paulo, em uma das suas cartas para uma igreja, fala o seguinte: “Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?” (1 Coríntios 14.23). Para mim, isso se refere a um cuidado que muitos cristãos não possuem: não saber controlar sua experiência religiosa. Paulo aqui está falando sobre o ‘falar em línguas’, que é um dom espiritual. Visualizo esse versículo da seguinte forma: a experiência religiosa, por maior e mais significativa que seja, precisa estar consciente da presença de pessoas que não entendem aquilo. Deus está mais preocupado com o evangelismo do que com experiências religiosas particulares.
Por isso, se você visitar uma igreja assim e achar estranho, você pode visitar outra, sem problemas. Mas saiba que algumas experiências sobrenaturais estarão presentes em qualquer igreja que você for. Além disso, não julgue uma igreja por um culto ou uma visita.
Sobre o “querer que você se converta”, talvez muitos não entendam a essência disso. A alegria que temos de pertencer a Deus nos leva a querer que muitos tenham a mesma alegria. Mas mais do que nosso discurso, queremos atrair as pessoas com nosso estilo de vida. Por isso, vc vai encontrar uns caras gritando por aí ou sendo bem radicais e inconvenientes. Mas pense duas coisas: eles estão tendo uma coragem que muitos não tem de falar do evangelho e a intenção deles é boa; e ao invés de ficar zangado com essas pessoas, observe a vida delas e das outras pessoas.


Crente é alienado. Acredita em coisa muito maluca e prega coisa muito louca. Não concordo com o que eles falam.
Mais uma ofensa a mim! Hahaha. Sei que acreditamos em coisas que são meio fora do normal. Mas Deus NUNCA se fechou para questionamentos e dúvidas quanto a palavra. É CLARO QUE NÃO VOU ESCOLHER SÓ O QUE ME AGRADA, mas Deus conhece nossa estrutura e permite a crítica. Tenho alegria de dizer que todas as vezes que cheguei para Deus e disse “Senhor, isso é tão difícil de acreditar...” “Senhor, esse versículo está se contradizendo...” “Senhor, isso é demais pra mim...”, Deus foi extremamente amoroso e sábio para me explicar cada coisinha, de uma forma que nem a ciência pudesse negar. Existem cristãos alienados que não vão saber explicar nada pra você, mas existem pessoas completamente conscientes daquilo que creem.
Agora, como disse anteriormente, existem coisas que realmente fogem à lógica humana. E é essa a aventura da vida com Deus! Mas Deus não dá ponto sem nó. Procure na Bíblia, e você vai entender um pouquinho da dimensão e da lógica divina.
Sobre o não concordar, tenho algumas perguntas: Primeiro, você conhece a Bíblia? Porque conhecer uns versículos ou ouvir falar sobre algumas coisas não é suficiente. Para dar qualquer opinião sobre algo, você precisa conhecer. Contexto cultural, forma como é escrito, autores, a ligação entre as coisas, qual é o tema abordado, entre outros. Por isso, antes de entrar nessa discussão, aprofunde seus conhecimentos. Segundo, você diz que ama a Deus mas não concorda só com algumas partes da Bíblia? É complicado, porque TODA a Bíblia é inspirada por Deus. Alguns dizem: ah, mas foram homens que fizeram e tem alguns livros que nunca foram vistos. Certo, foram homens inspirados por Deus e confirmados durante séculos pelo Próprio, e ainda que todos os livros fossem divulgados, tenho certeza absoluta que Deus não iria se contradizer. Creio que o que foi permitido culturalmente o acesso a nós, não está fora da soberania de Deus. Concordar com algumas partes da Bíblia é dizer concordo com apenas algumas coisas de Deus. A vida com Jesus não é só “Graças a Deus” “Que Deus abençoe” “Jesus ama a todos e me ama também”. Também existem princípios, sacrifícios e uma cruz que não pode ser deixada de lado. Mas que vale a pena ser carregada, quando comparada à alegria de caminhar com esse cara, todo dia!

Enfim, espero que esses textos tenham servido pra mudar a ideia de muitos sobre alguns pontos da igreja. A minha tem defeitos, mas eu estou muito feliz de estar nela e saber que apesar da sua imperfeição, estamos caminhando para conhecer mais a Deus.