sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Vale a Pena Ler de Novo: Introdução ao Livro de Levitico


“Com DEUS...
Intimidade gera Santidade;
Santidade gera Autoridade;
E Autoridade gera Conquistas”.
(Helena Tannure)

“Ou a Bíblia te separa do Pecado; 

Ou o Pecado te separa da Bíblia”.
(Napoleão Bonaparte)

Imagine se seu Pai lhe desse um terreno, e a única regra fosse que você teria que tirar todas as pedras... E então você olha o terreno e depois de muito tentar, e visível que você não vai conseguir... Seu Pai ao perceber isso lhe chama novamente e lhe dar um novo terreno, desta vez sem tantas pedras...


Você pode me perguntar: “o que isso tem haver com o livro de Levitico?”.

Eu vou lhe responder: “tudo”.
Levitico é um livro que nos fala de adoração e da Santidade de DEUS, é um livro que nos fala que para se aproximar de DEUS não é de qualquer jeito... É necessário renuncia, reverência, obediência... e acima de tudo Santidade...
Isto é o que DEUS quer de nós: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”. (Lv 19.2)
Mas, Santidade é o que não conseguimos... Assim como o filho não conseguiu tirar as pedras... Porém, DEUS o Pai, resolveu nos dar a sua graça e nos ajudar neste caminho.
Levitico foi escrito para o povo redimido afim de instruí-lo como se aproximar de Deus e como adorá-Lo. Em Gênesis, vemos o homem arruinado; em Êxodo, o homem redimido; e em Levitico, o homem adorando a Santidade de DEUS. Todas as figuras falam da adoração e santidade de DEUS, enquanto as de Êxodo dizem respeito à redenção. Levitico é, por excelência, o livro da adoração e da Santidade DELE.
(Prg Caio Martins)

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

”Vale a Pena Ler de Novo”: Introdução ao Livro de Êxodo




O que se segue significa o máximo no livro de Êxodo.
Você acha uma afirmação arriscada? O Êxodo é um cenário surpreendente após outro. Arbustos ardendo, mares se abrindo, maná caindo, codornizes correndo. As pragas, os escravos, o rei do Egito, e o fogo. Como poderiam ser classificados?

Ousaríamos isolar um momento como maior?
Sim, ousaríamos!

Retornemos aos escravos hebreus e permaneçamos silenciosos enquanto eles realizam um ato de fé. Um pincel é mergulhado na bacia de sangue de cordeiro e passado nas ombreiras da porta. Façam isto! – foi-lhes dito – e o anjo da morte passará direto. Eles obedeceram. E a morte tomou outro rumo.

Isso é o clímax do livro. Ê xodó é uma história de livramento. Libertação da escravidão. O sangue sobre as portas recorda-nos, contudo, que não foi Moisés quem os libertou. Foi DEUS. O sangue nos umbrais recorda-nos o sangue espargido sobre um outro pilar.

O sangue de um outro cordeiro.
O Cordeiro de DEUS.

Por causa de seu sangue, nós também estamos livres.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Alguém pode exclamar: -Você nunca mim verá fazendo isto!.
-É?!
Correto e obediente, Noé ficou sozinho contra um mundo beberão e luxuoso que sorvia a si próprio tolamente. Quem diria que Noé acabaria bêbado?
Abraão estava disposto a obedecer, a ponto de sacrificar seu único filho. Quem imaginaria que ele mentiria impassivelmente?
Olhe para Ló pondo-se contra a depravação de Sodoma. Ele escapou por pouco da destruição da cidade. E então caiu em incesto. Quem pensaria tal coisa?
Ousado e corajoso, Davi foi bravo o suficiente para lutar contra Golias, o guerreiro filisteu gigante. Mas mais tarde, por medo de seus inimigos, ele os fez acreditar que era maluco.
Pense em Elias. Falamos nele como um bravo empunhando a espada da vingança de DEUS contra dez milhares. No entanto, a ameaça de uma mulher lançou-o em desespero suicida.
Pedro, como parte do circulo intimo, seguia as pegadas de JESUS tão perto como ninguém.
Praguejou e negou o SENHOR.
“Ora, tudo isso lhes sobreveio como figuras, e está escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos” ( I Co 10.11).

Justamente quando pensamos que nos conhecermos, fazemos, ou dizemos algo que parece inadequado. Mas não é. O papel de nosso corpo do pecado e da morte é pecar. Não se surpreenda. Apenas tome cuidado para não cair também.
(Extraído da obra “Diamantes em Pó”, de Joni Eareckson Tada).

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

"Campanha Vale a Pena ler de Novo": INTRODUÇÃO À GÊNESIS

Ao começar cada livro quero postar uma introdução, como esta abaixo... os comentários dos livros podem ser feito, como comentários desta publicação, ou como uma nova publicação...


INTRODUÇÃO À GÊNESIS
"Campanha Vale a Pena ler de Novo"

Lá está você! Um adolescente na casa de seus avós. Embora o incomode, você fica. Afinal, é uma dessas coisas de família!

Senta-se polidamente, e age como se estivesse ouvindo seus avós e parentes conversarem. Então sua avó diz algo que lhe chama a atenção. Ela refere-se ao seu bisavô e a viagem que ele fizera à América, vindo da "velha pátria".

-O quê?! - Indaga você.

A vovó sorri, sabendo que, em algum momento, todos indagamos sobre nossas origens. E lá está você querendo saber das suas.

Ao ouvi a história, você descobre que tem uma herança, um começo, uma origem...
A partir daí, você é uma pessoa mais rica. Saber de onde você veio diz muito sobre aonde você vai.

Talvez por isso o primeiro livro da Bíblia seja Gênesis, o Livro dos Começos.

DEUS quer que saibamos de onde viemos. Saber isto nos ensinará muito sobre o lugar para onde estamos indo.

(Baseado num trecho de Max Lucado)